terça-feira, 14 de agosto de 2018

11, 12 e 13ªaulas (Trabalho de Campo) Relátório de Apresentação do Plano Orientador da UFSB

                APRESENTAÇÃO DO PLANO ORIENTADOR DA UFSB
                                CC UNIVERSIDADE E SOCIEDADE


LOCAL : COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES
Município: Ibicaraí-Ba



Equipe :

MARCELIN EUGENE BERTHELOT MORAIS DE ASSIS
Curso: BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES/IHAC-JA
Matrícula: 2018015437
E-mail: berthelotassis47@Gmail.com


ROMUALDO PEREIRA DE BARROS
Curso: ABI - LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES/IHAC-JA
Matrícula: 2018010459
E-mail: barrosrp02@gmail.com



Relatório apresentado ao componente curricular Universidade e Sociedade, da Universidade Federal do Sul da Bahia, como requisito parcial para obtenção de créditos no componente, com orientação do Prof. Rafael Henrique de Freitas Noronha







                                                        ITABUNA – BA
                                                            Agosto/2018





1. INTRODUÇÃO

Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, localizado em Ibicaraí – Bahia. A escolha dessa
unidade escolar objeto do nosso trabalho final, se deu por conta da facilidade de acesso às suas
instalações, autorizado pela direção local, tendo como Diretora responsável a Professora
Ambrosina Moraes de Assis Neta e Secretária a Professora Luciene Santos. A escola possui 662
alunos matriculados em ensino médio e 146 alunos concluindo o 3ºano durante os três turnos à
noite funciona também nas mesmas instalações o CUNI - Ibicaraí proporcionando aos alunos
maior mobilidade e facilidade de acesso aos Cursos superiores de 1º ciclo ministrados pela UFSB .

2. OBJETIVOS

O objetivo principal do nosso trabalho de campo foi atingir o maior numero possível de alunos do
3ºano do ensino médio tirando todas as dúvidas em relação à forma de ingresso na Universidade
Federal do Sul da Bahia, bem como a orientação sobre a escolha dos cursos nas áreas de BIs
(Bacharelados Interdisciplinares) e ABI-LIs (Licenciaturas Interdisciplinares) seguindo o plano
orientador da UFSB.

3. RELATO DE EXPERIÊNCIAS

O sentimento que tivemos foi o de dever cumprido, conseguimos passar uma mensagem de ânimo
aos alunos, mesmo sabendo que essa é uma fase de dúvidas e expectativas em relação ao futuro,
tentamos passar de forma clara simples e objetiva todo o aprendizado que tivemos em sala de aula
durante o quadrimestre sobre o plano orientador da UFSB, fizemos um breve comentário sobre o
modelo empregado pelas instituições de ensino superior no Brasil destacando o regime de ciclos
adotado pela UFSB, pensando em uma melhor forma de compreensão, desenvolvemos
anteriormente e distribuímos em sala de aula algumas apostilas, contendo todas as informações
básicas do plano orientador de maneira simples e prática atingindo assim de forma massiva o
entendimento de todos sobre a proposta , verificamos também através dos questionários
distribuídos em sala de aula o interesse pelos cursos interdisciplinares e a ansiedade de alguns
alunos presentes em relação ao ENEM nos deu uma noção clara sobre a expectativa e a confiança
que a comunidade tem em relação ao curso superior.

4. EXPECTATIVAS DO PÚBLICO EM RELAÇÃO À UFSB

Quanto à pretensão dos alunos ao concluir o ensino médio, verificamos que pretendem continuar
estudando , este índice nos mostra que uma grande parcela dos alunos não pretendem ficar
estagnados tanto no âmbito educacional quanto no profissional sabe-se que quando o estudo e a
capacitação são levados a sério mais portas e oportunidades estarão sendo abertas, como resultado
disso a formação de um futuro profissional de sucesso. É muito comum, logo ao terminarem o
ensino médio, os jovens se perguntar em qual profissão irá seguir, e este é um momento crítico de
suas vidas, mau acabam de formar suas identidades e já se deparam com diversas escolhas. Mas,
por outro lado, isso é bom, pois eles sempre sonham em ser autônomos em ter responsabilidades, e
este é um momento crucial para colocar em prática o plano orientador, coroando assim o excelente
trabalho local desenvolvido pela UFSB-Campus Jorge Amado através do CUNI-Ibicaraí.


3. ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DIRECIONADO :

Item 1. Número de estudantes/participantes na sala de aula/espaço :

Resultado
52 alunos distribuídos em 2 salas 28
Alunos responderam o questionário
acadêmico proposto


Item 2. Quantidade de alunos/participantes que já ouviram falar da UFSB

Resultado
Os 52 alunos alunos presentes do
turno Vespertino

Item 3. Quantos alunos/participantes pretendem fazer o ENEM?

Resultado
Todos os 52 alunos presentes
afirmaram que irão prestar o exame

Item4. Quais os cursos de ensino superior preferenciais de ingresso?

Resultado
BI – Saúde ou Humanidades

5. Se já conhece a UFSB, quais suas expectativas em relação à  instituição?

Resultado
A maioria conhecía ,porém  desconheciam a proposta da UFSB




6. Relatório Fotográfico




 


7. Avaliação coletiva sobre o trabalho da equipe:

Nome do membro Nota pactuada pela equipe de ( 0 a 10)

1 Marcelin        nota 10
2 Romualdo      nota 10
3
4
5
6


8. Foto com os membros da equipe identificados com os nomes:







Marcelin 












Romualdo







 

                                                                                  Itabuna, 17 de agosto de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário