( Tribunal da universidade: what’s up?),"A linha do tempo das Universidades"
De Maneira a entender melhor como ocorreu e surgimento das universidades no mundo foram abordados alguns aspectos históricos para a sua formação ,para isso foi criado em sala de aula uma especie de tribunal para discutirmos as fases de transformação politica, social e religiosa das universidades no mundo , Foram divididos os grupos para a próxima aula: Tribunal da universidade: what’s up?
Vídeo-aula com prof. Naomar de Almeida Filho, Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), sobre a História da Universidade no Mundo e no Brasil, 2014, 39 min.
Primeiro Bloco:
Precursores: Jonatas/Manuella
Escolástica: Maria Fernanda/Nandini/Norian
Clássicas: Gabriel/José Roberto/Luiza Carolina
Segundo Bloco:
Vocacional: Lissa/Luisa Oliveira/Mariana/Letícia
Pesquisa: Jessica/Larissa/Lidhane/Lucas Leone
Social: Isadhora/Laiane/Naiara
Júri: Georgia/Jhonny/John/José Célio/Josue/Julia/Lucivania/Luiz Paulo/Maria Elisa/Nakayana/Pedro Henrique/Ricardo/Thalline/Yasmin
Imprensa: Kajaby/Marcelin/Romualdo
Vídeo-aula com prof. Naomar de Almeida Filho, Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), sobre a História da Universidade no Mundo e no Brasil, 2014, 39 min.
quinta-feira, 19 de julho de 2018
5ªAula "As missões da universidade"
Nessa aula discutimos sobre as missões que a universidade possui, tendo como base o livro do professor e ex-reitor da UFSB Naomar de Almeida em conjunto com Fernando Santos, chamado " A quarta missão da Universidade".
Discutimos à respeito dos problemas de implantação e expansão da UFSB. Foi abordado em discussão a dificuldade de fixação de docentes, a cobertura regional limitada e a falta de divulgação do modelo da instituição para a comunidade em geral.
A divulgação da universidade foi abordada como missão para os alunos para que a comunidade esteja cada vez mais próxima e ciente das atividades realizadas na UFSB, quanto a sua forma de ingresso, o modelo e o sistema de ensino.
Tomando como base a idéia de alguns autores que influenciaram a educação no Brasil, como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Milton Santos, Pierri Levy, Boaventura Santos e Alain Coulon. Tais autores são fundamentais para entendermos o modelo inovador da UFSB, pois apontam e concordam justamente com o modelo proposto de "pluriversidade".
Paulo Freire Milton Santos Pierri Levy
Por fim, discutimos à respeito de uma curiosidade interessante da nossa universidade: o seu símbolo. É formado pela junção de uma flor de cacau (fruto que deu fama mundial a região do sul da Bahia) e a flor do Pau Brasil (árvore importante para a economia do Brasil colônia), como podemos ver à seguir:
Símbolo da UFSB Flor do Cacau Flor do Pau Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário