sexta-feira, 17 de agosto de 2018

06 ,07 , 08 e 9 ªAula

Aulas 06 e 07 - O Projeto Político Pedagógico da UFSB (09/07/2018 - 09/07/2018) / Contribuições de Paulo Freire ao ensino superior (16/07/2018 - 16/07/2018)


Nessa aula tivemos uma breve discussão do Projeto Pedagógico da UFSB, por meio de seu Plano Orientador. Foram abordados aspectos do livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire  fundamentada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando, detalhando, de forma brilhante, vários saberes necessários à prática educativa. Finalmente, o autor termina sua obra enfatizando o papel fundamental do professor em relação ao aluno. Tão importante quanto ensinar os conteúdos programáticos é dar testemunho ético ao ensiná-los. A prática educativa envolve afeto, emoção, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança e da construção real da cidadania.A Pedagogia da Autonomia está fundamentalmente alicerçada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando desde o ensino fundamental até o ensino superior.

  

segunda-feira, 16 de julho de 2018


Aula 08 - Contribuições de Anísio Teixeira à educação superior. (23/07/2018 - 23/07/2018)

Na aula foi feito uma roda de conversa a respeito do documentário "Educadores Brasileiros: Anísio Teixeira" e o livro "Uma perspectiva do ensino superior no Brasil". Para ele, a reforma do ensino superior teria que vir de dentro, por meio da mudança de mentalidade de alunos e professores. Defendendo a liberdade como princípio básico a reger a convivência entre alunos e professores, entre ensino e pesquisa no interior da universidade, Anísio acrescentou, ainda, que a defesa ardorosa da autonomia universitária não se efetivaria jamais enquanto concessão do Estado, mas sim como decorrência do livre exercício das funções da universidade, constituindo um modelo de cultura e prática democráticas. O ensino público universal e gratuito é entendido por ele como condição essencial para a democracia que seria o regime em que “cada ser humano conta como uma pessoa”. A colocação da educação e da cultura na agenda política nacional deve-se a seu esforço pessoal e é sua obra que fundamenta, a partir de 1924, a luta pela universalização de nosso ensino público laico e gratuito
       





Aula 09 - Contribuições de Boaventura: Universidade e Pluriversidade (30/07/2018 - 30/07/2018)


Boaventura de Sousa Santos fala sobre o futuro das Universidades, e que em algum momento elas precisarão se reinventar,Boaventura trás consigo o conceito de "Pluriversidade" no qual em algum momento a Universidade vai precisar se encaixar, ou seja, inserir fatores culturais, sociais e de conhecimentos tentando se adequar para oferecer uma melhor educação e cita o epistemicídio que é em sua essência, a destruição de conhecimentos, de saberes, e de culturas não assimiladas pela cultura branca/ocidental. É um subproduto do colonialismo instaurado pelo avanço imperialista europeu sobre os povos da Ásia, da África e das Américas. 

Boaventura de Sousa Santos



Fórum da Educação Popular - Encontro da Educação Popular Universidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário